Cachorro Perdido
Cachorro Seguro
Você sabe como funciona o clicker? 0 Comentário(s)

18/04/2017 às 11:30

Por Karina Pongracz, franqueada da Cão Cidadão

O clicker, na essência, é um jeito abreviado e rápido de dizer “muito bem” ao pet quando ele está sendo treinado. É um som característico produzido por um equipamento ou pela boca que, se bem utilizado, traz mais clareza e rapidez aos condicionamentos.

Adestramento com o clicker é baseado nos conceitos de condicionamento operante. O animal primeiramente é adestrado para associar o som do objeto com o ganho de uma recompensa. Todas as vezes que o seu cão escutar esse barulho, ele saberá que vai ser recompensado, seja com um petisco ou com um brinquedo de que ele goste.

O aparelho emite um som curto, como um “click’” mesmo, e funciona como uma espécie de marcador que significa para o animal: “parabéns”, “você acertou”, “bom garoto”.

O objetivo é sinalizar o acerto e, com o clicker, é bem mais fácil do que com as palavras citadas acima. Isso porque o som emitido por ele é quase que instantâneo, fazendo o animal entender que o barulho remete a ele recompensas, desde que ele tenha feito algo bacana.

Para ensiná-lo a entender o clicker, comece repetindo a ação de apertar o botão do aparelho ou realizar o som com a boca e, na sequência, já o recompense.

No começo não é necessário que ele tenha efetuado nenhum comportamento específico para receber o agrado, pois é necessário que ele crie essa associação entre o som e o prêmio.

Depois de um tempo, você pode associar o som ao comando que você deseja que o seu cão realize. Por exemplo, com o “Senta” você induz o cão a sentar enquanto segura o petisco acima da cabeça dele. No momento em que ele encostar o bumbum no chão, faça o barulho do clicker e entregue o petisco. De forma gradual, você pode começar a espaçar a quantidade de vezes que utiliza a técnica/equipamento: peça o “Senta”, a “Pata”, o “Deite” e só depois da “maratona” faça o clicker e dê o petisco.

Não há segredo para usar o clicker nos treinos, apenas um pouco de habilidade e entendimento do seu uso correto, pois ele precisa ser usado na hora certa.

Este método agiliza o processo de aprendizagem tanto para cães, quanto para os donos, pois permite demonstrar ao pet exatamente qual foi o comportamento/motivo que levou ele a ganhar uma guloseima.

Comentário(s)

Cão Cidadão
Cachorro Seguro
Cachorro Perdido

Desenvolvido por: Astéria Internet Solutions
Geolocalização por: geoPlugin